A cordilheira dos Andes exibe sua grandeza nas províncias patagônicas. Bosques milenares e silenciosos com espécies vegetais autóctones se estendem a orilhas dos espelhos de água.
Nas cumes das montanhas, a natureza é desbordada em picos de granito e campos de gelo que derramam suas línguas glaciais em lagos de beleza inigualável.
Imponentes mamíferos e aves marinhas vivem algumas temporadas nas agrestes costas patagóni cas onde cumprem parte de seu ciclo vital.
Colónias de lobos marinhos brincam em ilhas e restin gas. Os elefantes marinhos do sul tém em Península Valdés o mais importante paragem continental do mundo, lugar mágico ao que concorrem com pontualidade as baleias francas austrais a se procriar (golfos Nuevo e San José).
Maras, ñandúes e guanacos correm pelas estepes e em Punta Tombo aninha a maior colónia de pingüins magalhánicos do planeta. A atónita mirada do visitante contempla esta cadéncia que se repete desde tempos imemoráveis.
E ao sul, a Tierá del Fuego e a cidade mais austral do mundo, Ushuaia, uma porta aberta para a imensa e misteriosa Antártida. |