A província Tierra del Fuego, Antártida e Ilhas do Sul Atlântico possuem características exclusivas dentro do país:
É a única província argentina cujo capital, Ushuaia, está em uma ilha.
A população é distribuída em só duas cidades e uma aldeia pequena, para ende, ela tem poucos habitantes e a história de populational dela está relacionada em forma muito estreita com a evolução econômica. Como José descreveu o Luis de Imaz no trabalho "Os homens do confim mundial", o crescimento demográfico foi mais intenso de 1943, ano em qual o Governo Marinho de del de Tierra Fuego é acreditado e são construídos bairros para as bases navais de Ushuaia e Rio Grande, aeroportos, outros trabalhos de público, e eles resolva serviços diversos, o que constituiu um poste de atração para residentes novos do resto do país e do estrangeiro.
A província abraça o Setor Antártico argentino, ilha dos Estados, Malvinas e outros do Sul Atlântico. É isso de mais superfície. A ocupação humana produtiva (na Ilha Grande de Tierra del Fuego) transforma isto na jurisdição provinciana menor no país.
Estes e outras características especiais da ilha, como a reserva fabulosa de paisagens e a oferta turística boa , justificam uma visita. |